quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Terra rica.. 4° etapa do paranaense!

 

aaahhh, como é bom colocar uma meta na cabeça.. e conseguir cumprir elas! (elas pq fui com 2 na cabeça!)

Pois é…. fomos a terra rica de kombi, eu ,Marcio,Eros,De e Chicão… saimos na sexta a tarde + ou – 15:30 … viagem tranquila, fui durmindo em um banco só pra mim até perto de londrina, chegamos em terra rica porto da 1 da manha… montamos acampamento (indoor) e durmimos… chegamos na rampa e me impressionei com o lugar, todos ja falavam mais eu ainda não conhecia… o relevo é impressionante, não existe outro morro ,nem morrote nada.. num raio de 200km.. só tem os 3 morrinhos.. e “só” hehe

bem, como nesses ultimos tempos aqui em curitiba só chove ou quando não chove tambem não conseguimos voar… eu dei uma boa estudada em artigos de voos que eu ja tinha lido a bastante tempo… e com isso, sai de curitiba com 2 metas na cabeça.. 1 SÓ O GOAL INTERESSA… sim eu queria fazer o goal… e outra.. depois de ver os videos de TR eu queria muito, pousar proximo do rio ou da represa (eu tenho uma pira em pousar perto da agua hehe) pois então… vamos aos relatos!!

terra rica panorama

vista panoramica da rampa

Bom, o vento tava meio leste sudeste(mais pra sudeste), com a prova definida um race to goal  de 51kms até loanda-PR.. uma grande camada de cirrus chegava, e o vento cada vez mais lateral me assustava um pouco, confesso que estava bem, mais bem preocupado com a vela (tracer 2009) pois eu ainda não tinha feito um VOO com ele…enfim, decolou 3 pilotos,(ronnie,meguinha e deonir) e subiram que nem uma bala pra cima, quando cheguei na rampa a camada de cirrus chegou e pensei “Fode….” deu uma baixa no vento e decolei, fui pra direita onde tinha um arado “apetitoso” e não deu outra… a vela fazia seus origames e senti que pra frete eu teria um presentinho… pois é.. um presentão.. termal de 6,5m/s até 2100mts depois de meia hora de voo e ja com 12km eu estava em casa, nem me preocupava mais com a vela.. agora eu tinha que buscar a turma q estava uns 5km na minha frente…comecei a ficar baixo, e até a proxima estrada era uma roubada enorme, peguei um zerinho e comecei a pesquisar até que peguei um 0,8 e procurando aquela termal forte.. rodei rodei rodei e ela não apareceu, o que apareceu foi uma camada grossa e grande de cirrus e nessa hora pensei que iria cair por ali mesmo… mas não desisti fiquei naquele zerinho e com ele derivei por mais de 8km até que peguei o sol novamente…mas não consegui passar de 1600mts joguei para um outro arado que estava no sol.. e pimba.. outro zerinho.. 0,9 1,1 m/s ou seja… eu estava chegando no final dos ciclos.. sempre bem turbulento e eu nao conseguia subir..novamente deixei o zerinho me levar(zerinho levaaa euu) por mais uns 9km.. nessa hora o primeiro pelotao que estava sempre um ciclo a minha frente ja estava a 10km do goal.. e eu ainda estava a 25km’s eu nem pensava mais em pegar eles.. agora me concentrava em tentar chegar la… o ronie passou um radio “na fogueira ta bombando tudo”… cheguei novamente a 1550mts e joguei na fogueira com a faca nos dentes…e não é q a MARDITA apagou, e sumiu tudo… ja procurando um pouso a 650mts olho na fogueira um dust animal se formou… ai fiquei naquela.. vo num vo, vo num vo… QSF!! fui!. turbulencia animal.. mais nenhuma fechada..pensei comigo, “eu guento” sibora.. fui testando até que peguei uma termal bem turbulenta de 2m/s (pra condição que eu peguei era luxo) enxiii o tanque até 1800mts e joguei pro goal faltando ainda 11km.. mas como sempre… cheguei no goal com 1700mts e sempre tem uma termal no pouso!!! com 3 horas e 20 de voo consegui pousar junto com a galera… e tive a noticia que o Deonir não chegou no raio.. então eu fiquei em 3° nessa prova…

1° meta batida… nos zerinhos q peguei pelo caminho eu só pensava… SÓ QUERO O GOAL…SÓ QUERO O GOAL!! com uma paciencia que não sei da onde tirei.. consegui chegar la!!!

Video da chegada no goal!!

2° prova (Domingo)

51km tbm. com o goal no mesmo lugar… porem 2 piloes no caminho…. o vento estava mais forte e mais lateral ainda, decolagem perigosa, poucos conseguiram subir eu ronnie e mais uma turma pregamos bonito… o rafa cabelo matou a prova… e tirou minha medalha hehehe!!

3° dia (Segunda feira)

depois de um cha de rampa até as 16:00hrs o vento “semi” definiu pra sul-sudeste alguns conseguiram decolar.. eu decolei e ja na cara da rampa uma termal de 3m/s que me levou até 2200mts com deriva pra nova londrina, como ja tava tarde… e a condição nao prometia muito… e tambem tinha a minha 2° meta para cumprir… resolvi voar com vento de travez, e no final bem contra até a represa, onde o pessoal que não apostou no voo estava tomando banho!! voei por uns 15kms e cheguei alto na agua… mais uma meta metida… e um feriado com o tanque cheio….

terra rica realmente é o melhor lugar de voo do parana…. para alguns o lugar é o melhor… para outros foi uma barca que não valeu a pena… mas acontece… na proxima pegaremos um ventinho de frente.. ai vc’s vão ver… o lugar é realmente ALUCINANTE!!!!

valeu galera…

e que venha a 5° etapa em tibagi juto com o SUL BRASILEIRO!!!!

Abraços

Kauan

Sol Tracer – Cx2

 

obs: video o eduardo, voador local de TR…eu decolo no minuto 3:45

http://vimeo.com/15770761

Um comentário: