domingo, 26 de agosto de 2012

Por que trocar de vela? qual vela pegar?

Galera...
com o passar do tempo a evolução , técnica e amizades todos os pilotos um dia resolvem TROCAR DE VELA.. 
acredito que 80% dos alunos quando iniciam no voo falam "eu só vou voar de prymus , pra mim ta bom" mas com o passar do tempo ABSOLUTAMENTE TODOS mudam de ideia , a evolução é muito clara.. 

o problema que junto com essa evolução vem os Amigos, colegas de rampa , internet.. o qual muda a forma do piloto pensar..

quando chega a hora de trocar de vela? 
muita gente vai pelo "modismo".. comprar aquele modelo novo que acabou de sair.. que tem linhas com cores diferentes do meu, cores novas , e o planeio dela é 0,8 melhor que o meu! uauu agora sim vou voar tudo!

muita gente vai pelo amigo... putz.. ele trocou de vela eu também vou trocar se não vou perder pra ele.. ai ja viu né, vergonha?!?!

ou o cara simplesmente esta voando mais do que a vela! agora sim! esta é a hora de trocar.. você ja sabe todas as reações da vela , ja fez cross , ja estampou, ja decolou na ventaca ..

mas qual vela pegar? 
você voa do que? DHV 1 (vamos usar as normas antigas para entender melhor)? 
você esta limitado? quer chegar naquela termal la na frente e nunca consegue ?

vamos a um exemplo :
você ta la com o seu lindo dhv 1 voando em uma condição classica, ta todo mundo subindo tudo ,  esta ciente de tudo que esta acontecendo,  ja esta olhando la na frente a próxima termal sabe a hora certa de sair da térmica e ir procurar a outra? 
ta la a outra térmica, urubus subindo e você não consegue chegar 

e isso se repete por vários voos... está vendo tudo o que esta acontecendo mas não consegue chegar... 
a tua pilotagem esta perfeita, teus pousos todos OK... 

Opa.. acho que é a hora certa de trocar de vela não é?

mas qual a vela?
estou voando tudo com o meu dhv 1... por que pegar um 1-2? vou direto pro 2.. assim eu pego aquela térmica mais fácil ainda! doce engano!

voltando ao "cara que ta escrevendo hehe"
gente, a pilotagem das velas é MUITO mas MUITO diferente.. por isso existem as homologações das velas.. se não qualquer um voava com qualquer coisa se é que me entendem??!?!

vamos voltar aquela primeira ou segunda aula do meu pai..
DHV 1(EN A)- ESCOLA/SAÍDA DE ESCOLA (Segurança)
DHV 1-2(EN B) SAÍDA DE ESCOLA / PERFORMANCE (Segurança)
DHV 2(EN C) PERFORMANCE(Perde um pouco da segurança e ganha em performance)
DHV  2-3(EN D) PERFORMANCE /COMPETIÇÃO(Perde bastante segurança e ganha muita performance)

eu vou falar um pouco da minha experiencia.. eu ja voei mais de 50 parapentes diferentes .... 

laaaaaa nas antigas ( :-) ) eu voava um Summit 2 da UP.. era um dhv 2 top ... tinha uma "parceria" com o representante aqui no brasil, que infelizmente não deu certo.. e devolvi a vela.. e fiquei sem.... 
ai pintou uma daquelas boiadas! um cara anunciou um PROTON GT da ozone.. era um dhv 2-3 top na época também.. mas a velinha ja era bemmm voada.. porem era o que eu conseguia pagar e pronto.. comprei ela... 
fiz altos voos... estava me achando o TOP... vela 2-3.. 17 anos de idade.. voando relativamente bem...  "macho pakrai" fui decolar num "ventinho" de 35km/h pimba... tirando o pé do chão tomei um fechadão do lado esquerdo e PLOFT no chão! ta laaa... 1 semana de hospital 3 meses com o braço parado, 3 pinos 3 cirurgias e um braço que doí muito até hoje =/ ... 

por que eu falei tudo isso? (eu sei que ta grande o texto.. mas ta legal de ler não é??) 

estou vendo uma grande movimentação de alguns alunos para trocar de vela... claro tento ajudar da melhor forma a todos..indicando qual é a melhor vela, qual não é.. e todos sabem.. EU FALO MESMO..


a maioria ta voando de prymus....
a maioria ja tem 2 anos ou mais de voo 
a maioria ja voou térmico 

claro, é a hora de evoluir.. a turma ta voando muito bem...
mas esse meu pequeno relato ali de cima serve como um baita exemplo ... 

gente, o voo é sim perigoso, não podemos dar chance para o azar... não tem porque voce sair do teu prymão e partir direto para um dhv 2... hoje com essas novas normas.. os "antigos dhv 2" hoje são 2-3.. sim.. sem enganação.. todos estão no limite da homologação.. essa nova norma esta fod...

não de um passo maior que a perna.. lembre-se
você tem uma família que esta te esperando em casa toda vez que sai para voar 
você tem que trabalhar.. afinal como ira comprar sua nova vela? 

para aqueles que estão querendo trocar de vela... 
com essa nova norma de homologação.. os parapentes EN B "HOT"(que seria o dhv 1-2) também estão no topo da homologação.. ou seja.. são sim praticamente um "DHV 2" 

tome cuidado ao tomar essa decisão de trocar de vela.. você pode se assustar muito ... 


valeu galera...
desculpa pelo tamanho do texto! 





Um comentário:

  1. ola amigo ,10 o artigo, eu voo a mais de 1 ano e moro no do litoral sul de SP bem perto da do parana no vale do ribeira ,com classe 1 "voo em montanhas de 800mts a 200mts" , então as vezes o vento de frente não deixa evoluir muinto ai fico preço no morro enquanto meu amigo tem um apco 1-2 sai uns 5 a 8 quilometros e volta ele tem muinto tempo de voo mais com poucos paraglider ele até tem um sinergy mais deixa gardado meio que ecletico paramotor girocoptero, bem voltando ao meu dilema como vc relato tem mais de 50 tipos de voos diferentes com paragliders antigos e novos qual vc me indicaria classe 1-2 se não for pedir muinto faz uma lista ,top 10, obrigado desde ja e por falar nisso esse mes o clima não ajudo pro aqui...um abraço "flaviosalvador22@hotmail.com"

    ResponderExcluir