quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A incrível sensação de voar em uma vela EN B

Bom pessoal!
     depois de mais de 100kms voados com o Chili 3 em apenas 3 voos eu acredito que possa contar um pouco mais sobre essa incrível sensação de estar voando com uma vela EN B..
esse dia de voo dos 100km no morro do cal eu sonhava ha muito tempo, naquela semana eu acompanhei o xcskies todos os dias , varias vezes ao dia e cheguei a conclusão que o dia dos 100 era aquele ! porem nas primeiras 2 horas de voo era difícil acreditar que o voo iria render mais do que 50km,o vento era fraco e no inicio perdemos bastante tempo para conseguir atravessar o primeiro planalto (17km de roubada e muiiito verde) e como era o meu primeiro voo BOM com o chili 3 (segundo voo na vela) eu estava tentando me adaptar ainda com os comandos e ainda com a tensão de estar atravessando aquela roubada toda com uma vela que eu não conhecia , quando conseguimos finalmente passar para cima do planalto, com pousos garantidos e uma condição mais bonita pra frente consegui relaxar e começar a curtir o voo a bordo da vela! 
      A subida da térmica com essa vela é muito confortável,sobe fácil, os comandos mais longos permitem trabalhar bem nela tanto no lado do giro como o lado de fora da vela,aceita muito jogo de corpo e juntando tudo isso ela se transforma em um foguete pra cima !
nas transições eu testei o acelerador em todos os estágios e foi o que realmente me deixou impressionado ;... eu fiquei bem bundão para acelerar depois de uma fechada que tomei em Tibagi uma vez com o Tracer 14, depois disso eu acelerava mas sempre com um pé atras e qualquer turbulência ja soltava o acelerador..porem depois do brasileiro em goval com o Cayenne 4 eu percebi que se não acelerar vai tomar pau de vela EN A !! então mete o pé na jaca... mass.. pra isso a vela e o orifício anal tem que estar em perfeita harmonia (kkk) , o Cayenne 4 permitia voar por horas com 70-100% de acelerador,o afundamento não era absurdo , e a vela se mantinha muito estável ! depois disso peguei "mania" de acelerar e comecei a andar mais!
com o Chili 3 foi algo que me impressionou muito... é engraçado como melhora a performance dessa vela com aproximadamente 50% acelerado .. eu fiz vários testes e a taxa de afundamento absurdamente diminui quando esta acelerado nela.. é impressionante ...
com isso vem a impressão que ela "boia" mais que as outras velas,isso foi provado na tirada final desse voo... conforme o gráfico abaixo.
nesse ponto do voo eu e mais 2 pilotos saímos praticamente na mesma altura.. eu estava pouco mais alto e o piloto do gráfico VERDE voa uma vela 2 linhas não homologada,resultado no final do voo quando os 2 pilotos tocaram o chão, eu estava ainda com 277mts, claro, tem varias coisas que podem ser analisadas durante essa reta final, linhas de sustentação,peso do piloto na vela,taxa de afundamento,estado da vela e etc... mas o que me impressionou de verdade é a comparação de uma vela B com um parapente 2 linhas de 2 anos atras.... 


o projeto desse Chili 3 é muito TOP! mas quero alertar que ele é um EN B de Alta não é para pilotos que estão começando a voar..!!



Valeu Turma... e quem quiser maiores detalhes sobre a vela seguem meus contatos abaixo :


Nenhum comentário:

Postar um comentário