sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Minha historia no Voo!

Bom galera.. aqui eu vou contar um pouco sobre a minha historia no parapente desde o inicio!!

Quando eu tinha 8 anos de idade meu pai veio com essa de que iria voar.. pois tinha visto um pano voador em caioba(litoral do PR) nessa época eu nem sabia o que era, só queria saber de fazer castelinho na areia e tals (rsrsrs)..

Desde o inicio do curso até o final eu acompanhei meu pai... ia para o morrinho e ficava horas e horas só olhando aquele bando de louco correndo pra La e pra Ca...

Meu pai comprou um SPACE da EDEL e começou a voar sozinho.. eu sempre acompanhando..lembro muito bem da 1° fechada que ele tomou no palha num liftão de final de tarde onde as bocas da vela bateram no rosto dele .. é foi feio....

Bom passou um tempo e quando eu tinha 15 anos fomos a ribeirão claro se não me engano era uma etapa do paranaense, tinha um instrutor local birutando uns 3 alunos no lift e eu com a minha “experiência” de vôo cheguei ao lado dele e falei, -amigo você pode me emprestar seu radio só um pouco... Ele me emprestou e eu birutei os alunos dele para o lado direito do morro pois o vento tava 45 graus com a rampa e naquele lado a galera iria sustentar bem mais fácil, quando meu pai viu eu fazendo isso.. Ele pensou –“é. Já ta na hora do kauan voar (rsrs)”

E em abril de 2004 fiz meu 1° vôo solo com uma grande ajuda do eterno amigo SANDRO no morro do pires e a partir daí entrou no sangue de vez!

primeiro voo
1° voo no pires!

Fiz um acordo com o Sandro, pois como eu não tinha dinheiro para comprar um equipo eu comecei ajudar ele na escolinha como monitor e assim ele me emprestava um prymus e uma seletinha para fazer uns vôos.. a morte dele foi algo que marcou muito a minha vida.. pois ele era um amigão e estava me dando muiita força para voar e evoluir.. fiquei bem abalado.

No começo de 2005 ganhei o meu 1° parapente um OCTANE dhv 2 da ozone ..mais eu tinha parapente e não tinha selete (rsrs) então eu tinha que esperar o meu pai pousar ou o Hugo(grande parceria) para me emprestarem a selete e eu subir pra voar...

As idas para o palha era algo um tanto engraçado pois como era quebrado de grana e a minha turminha de vôo tbm era (millhouse,chuy,Bianca e careca) a gente juntava 3 ou 4 reais de cada socava num carro e ia até aonde dava ehhehe são meus grandes amigos hoje!

No sul brasileiro em jacarezinho(abril de 2005) mandei meu 1° crossinho pousando na cidade junto com o Hugo, e em outubro fiz meu 1° cross no palha de 20.2km pousando em campo largo.

como meu octane já tava um tanto “vivido” passei uma resina nele e o bixo ficou TOP!! Fui pra tangara em novembro e mandei 40km de vôo...

octane resinado
Octane resinadão .. decolagem em tangara!

nesse campeonato eu troquei de selete e peguei a minha 1° carenada um proto da boulder 2 da UP... e como a up tava entrando forte no Brasil eu entrei para a equipe da UP também.. peguei um summit 2

2006 fomos para ribeirão claro num festival e tive a felicidade de voar junto com o meu pai e deu dobradinha =] ele em 1° e eu em 2° lugar, saímos nos jornais e todo mais...foi bem legal

Saímos de ribeirão e fui participar do meu 1° campeonato grande o sul brasileiro em sapiranga fui muito bem nas três provas e na ultima eu fiquei a 13METROS do goal.. foi inesquecível tbm o quão Puto eu fiquei ehhehe

Passando este campeonato a parceria com a UP não deu muito certo e devolvi o summit fiquei novamente sem parapente.. pintou uma oportunidade e comprei um PROTON GT dhv 2-3 da ozone tava meio baleado mais ainda voava...

proton
Proton GT(Morro da palha)

fiz altos voos até que veio a 1° fechada na lapa... fui pro chão e fraturei o braço.. 3 cirurgias pinos e tudo mais fiquei 4 meses sem voar..

Quando voltei a voar na ilha do mel.. fiz vários voos com paracas emprestados.. e no meu 1° vôo termal depois do acidente com um octane emprestado fiz um vôo que é raro aqui em Curitiba um presente!.. a travessia PALHA>CORDILHEIRA (fotos -http://www.flickr.com/photos/kauparapa/sets/72157601417695259/) depois desse dia eu estava novamente NO AR!!!!

Em 2007 Juntei uma grana e comprei um SOL-SYNERGY 2 e com ele ganhei meu 1° campeonato que foi em tibagi... Fiquei em 1° lugar no 1° festival de vôo livre da cidade.

synérgy
Decolando no palha com  synergy 2
primeiro cross em tibagi
Primeiro cross feito em tibagi

Que hoje é um dos melhores picos de vôo do Paraná.. fiz ótimos voos com a vela... até que chegou um ponto que eu precisava voar um pouco mais... Troquei ele por um OMEGA 6 da advance... paraca que bati meu Record pessoal em tibagi 76km pra dentro de uma roubadassa! A maior fechada que tomei até hoje foi com ele. Se resultou em 2 fulls depois de uma enorme gravata, com ele também terminei o campeonato paranaense de 2007 na 5° posição no geral,mais como todo voador quer evoluir, depois do sul brasileiro em nova Petrópolis (2008) percebi que eu estava voando um pouco mais que o paraca..

omega 6
omega 6 em ararangua/sc .ja com o apoio do guia de voo (www.guiadevoo.com )

então parti para o meu 1° glider de competição.. SOL-TRACER 05 com ele fiz bons voos participei de alguns campeonatos e juntei alguns títulos... pintou uma oportunidade depois dele e peguei um sol tracer PROTO.. que com esta vela eu consegui passar a barreira dos 100km em tangara.. pousando perto de passo fundo JUNTO COM O MEU PAI total de 122km.. o vôo que ta na memória até hoje.. e nunca será esquecido, bater o Record pessoal junto com o meu pai (foi o Record dele também) .

tracer
Tracer proto 09
rs
Pulando para o Rs(divisa SC/RS) voo do record

Em 2009 consegui um apoio com a SOL e voltei a voar de serial peguei um SOL TORCK M que hoje é minha velinha atual, fiquei um tempo sem voar e quando peguei ela foi no sul brasileiro em TIBAGI(meu pico de vôo preferido) como estava sem freqüência nos 2 primeiros dias não fui muito bem, já no 3° dia fiquei entre os 5 e vi que a velinha é muito boa e sua principal vantagem é na subida da térmica...muito boa!!!

eu blog 8
SOL TORCK

E hoje tenho uma escola de vôo livre junto com o meu pai chamada VENTO NORTE(www.voeventonorte.com.br) que esta entre as melhores do Brasil. Representamos a SOL e temos um grande apoio !!

omeg a6

Bom galera.. a historia ficou longa, e se fosse para contar tudo não teria fim.. é muita historia que um voador tem pra contar... nas próximas atualizaçoes eu vou colocar alguns relatos de voos bons e tambem ruins que eu já fiz ehhe!!

Valeuuu galera!

Kauan F. Lichtnow

2 comentários:

  1. Olá Kauan!

    Parabéns pela sua trajetória do voo livre. Eu sou do tempo em que te via brincando fazendo castelinhos de areia, e ainda guardo aquilo na memória. É legal ver a sua evolução!!

    Grande abraço!

    Rodrigo Stulzer
    transpirando.com

    ResponderExcluir
  2. OLá Kauan!
    Me sinto um tanto orgulhosa por ter sido expectadora dessa história, e ter visto não somente a tua evolução técnica, mas principalmente o amadurecimento tanto das idéias quanto das responsabilidades, o que faz com que hoje a Vento Norte seja um escola sólida, profissional, e você com a tua postura de seriedade e responsabilidade perante o esporte e os alunos ajudaram ao teu pai a conquistar esse patamar. Parabéns!!!

    Márcia

    ResponderExcluir