segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Voce Cuida das LINHAS do seu parapente?

Pois é... 
recentemente tivemos um "problema" com uma vela.. e na comparação com a minha deu bastante diferença..
Minha vela - 3 voos
Vela que comparei - 1 ano de uso (em torno de 60 voos ou mais)
-
o piloto reclamou que sua vela não estava rendendo , e estava afundando muito..então fomos  comparar para ver se tinha algo errado.. 
e realmente TEVE!!! pois então..  lado direito OK.. lado esquerdo, linhas ENCOLHIDAS!!! em torno de 5cm...

A diferença tolerável é ate 30mm no total por galeria, somando a diferença de todos os A por exemplo...
a vela estava fora de trimagem sim. Um dos lados está bem ruim. Isto acontece com todas as velas, pouca gente percebe pois poucos fazem esta mediçao.
O ideal é bater a medida com o mapa original e ver o coeficiente de deformação.

e com tudo isso, com certeza a vela ira perder MUITA performance!
segundo todos os fabricantes (a maioria usa a mesma linha em seus parapentes) é recomendável ESTICAR as linhas do parapente  com uma frequência bem alta...

Pode se aplicar até 20kg POR LINHA(ja ouvi falar não sei ao certo.. que o aconselhável é aplicar 16kg nas linhas)... até as mais finas aguentam 45kg... caso estoure.. é que ela ja estava no fim da sua vida!!!!

é isso ai... 
varias partes deste e-mail foi o MARCELO MELO que me passou... e estou divulgando a todos.. pois com certeza pouca gente cuida das linhas !!!!

é isso ai..
abraços
Kauan

Um comentário:

  1. Boa tarde Kauan estava lendo suas dicas, muito importantes. Estou iniciando no Vôo Livre e gostaria de uma dica onde posso comprar as linhas do parapente pois uma das minhas está desgastadas.
    Obrigado desde já
    Abraço

    ResponderExcluir